Prouni 2019 Como Funciona

Como Funciona o Prouni 2019

Conhece o
PROUNI 2019? Este é destinado a para quem tem o sonho de entrar no ensino superior, em particular, o ensino superior em instituição particular disponibilizando bolsas parciais ou integrais. Mas, não sabe como participar deste programa? Vamos primeiro definir o que é o PRPOUNI, como participar, como funciona o Prouni 2019 e os critérios para os futuros candidatos.

prouni-2019-como-funciona

O PROUNI é chamado de Programa Universidade para Todos e foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) que foi criado em 2004 e que oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e sequências de formação específica.

Um dos requisitos para participar do Prouni 2019 é que você tenha feito o ENEM anterior no caso do PROUNI 2019, deve ter feito o ENEM 2019 que sempre acontece no final do ano. Outros requisitos para participar do PROUNI estão: ter feito o ensino médio de forma completa em escola pública ou ter feito em escola particular, mas como bolsista integral; outro requisito é que este aluno seja deficiência física ou este pode ser professor efetivo de rede pública de ensino que esteja atuando como professor, mas este só pode se candidatar para cursos normais superiores, pedagogia ou licenciatura assim como cursos relacionados à educação.

Agora vamos falar como funciona o PROUNI 2019: o candidato deve primeiramente ter feito o ENEM, ter obtido nota razoável e não ter zerado na nota da redação. Depois, deve fazer a inscrição no PROUNI que é feita através exclusivamente do site do programa através do link http://prouniportal.mec.gov.br. O MEC divulga geralmente de dois a três dias antes da data de inscrição e, por isso, as pessoas devem ficar atentas à data de inscrição do Prouni 2019 que geralmente o período de inscrição é breve.  O PROUNI acontece em dois momentos, no início do primeiro semestre do ano e no início do segundo semestre. Mas, as melhores vagas são mesmo distribuídas no primeiro semestre, no comecinho de janeiro.

Lembrando que os candidatos devem ser de uma família de baixa renda, no caso, indivíduo com uma renda familiar de um salário mínimo e meio para cada membro da família, é candidato para bolsa integral; e quem tem uma renda familiar superior a um salário mínimo e meio por membro da família e neste caso receberá bolsa parcial, de 50% do valor da mensalidade da faculdade particular.

Por isso se tem interesse e não pode participar da seleção, aguarde para se inscrever para o segundo semestre e, se não tem como participar do segundo semestre por não ter feito o ENEM, se prepare para fazer o ENEM e participar do PROUNI 2019 e realizar o sonho de fazer ensino superior. Lembrando que para os professores atuantes na rede público de ensino estes não precisam participar do ENEM para poder se inscrever no PROUNI.

Mais sobre o Prouni 2019

  • Prouni 2019 – Notas de Corte Notas de Corte do Prouni 2019 Conhece o Programa Universidade para Todos. Se você é estudante deve conhecer este programa, destinado para quem quer se candidatar a bolsas integrais ou parciais para fazer curso de graduação ou sequenciais em instituições de ensino superior privadas. O […]
  • Prouni 2019 Bolsas Bolsas do Prouni 2019 O Prouni 2019 é o atual programa do Governo Federal em beneficiar aqueles estudantes que não tem condições de chegar ao ensino superior, em particular ao ensino superior privado. Você que vai participar do Programa Universidade Para Todos, confira como funciona […]
  • Prouni 2019 – Como se Inscrever Fazer inscrição no Prouni 2019 O Programa Universidade para todos (PROUNI 2019) é uma ótima oportunidade para os estudantes de baixa renda que desejam entrar para o ensino superior, em particular de instituições privadas e não tem condições de arcar com os custos de um curso superior. […]
  • Prouni 2019 Inscrição Inscrição Prouni 2019 Conhece o Prouni? Este é um programa do Ministério da Educação brasileiro (MEC) que é chamado de Programa Universidade para Todos (PROUNI) que foi criado pelo governo federal em 2004 e este programa oferece bolsas de estudos em instituições de ensino superior […]


2 Comentários em Prouni 2019 Como Funciona

  1. Karina disse:

    Não entendi muito bem o requisito para o Prouni 2019. No caso, eu estou estudando para a prova do Enem 2019 para conseguir bolsa no ano que vem, mas a última prova do Enem que fiz foi no final do ano passado (meu ultimo ano de ensino medio). Eu posso concorrer a bolsa para o ano que vem?

  2. Raiane da Paixão Gonçalves disse:

    Gostaria de saber quando começa às inscrições, já sou cadastrada mas não conseguir a bolsa, tenho que fazer novamente a inscrição ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *