Prouni 2019 – Notas de Corte

Notas de Corte do Prouni 2019

Conhece o Programa Universidade para Todos. Se você é estudante deve conhecer este programa, destinado para quem quer se candidatar a bolsas integrais ou parciais para fazer curso de graduação ou sequenciais em instituições de ensino superior privadas. O Programa Universidade para Todos (PROUNI 2019) assim como seu próprio nome aponta, promove o acesso da maioria dos cidadãos ao Ensino Superior, algo que não era visto ao longo da história. Confira como você pode calcular a nota de corte do Prouni 2019.

prouni-2019-nota-de-corte

O PROUNI 2019 é um programa do governo federal que oferece bolas integrais e parciais em universidades particulares em todo o Brasil. Só que para ter acesso a essas bolsas, os estudantes precisam corresponder a alguns requisitos como serem estudantes de baixa renda entre outros.

O programa universidade para todos funciona da seguinte maneira? Os estudantes de baixa renda que participaram do ENEM poderão se fazer a inscrição no Prouni 2019, este acontece duas vezes ao ano.  Em cada semestre são oferecidas bolsas de estudos, que tem número de bolsas integrais e parciais que variam de acordo com a disponibilidade em cada semestre.

Entre os requisitos para participar do PROUNI 2019 estão: ter feito o ENEM, obter uma nota mínima (sendo a nota de corte de 400 pontos nas cinco provas que consta no ENEM, dividida em ciências humanas, ciências da natureza, redação e linguagens); não ter sido graduado em outro tipo de graduação, não ter tirado nota zero na prova de redação do ENEM; para estudantes que provenham de uma família com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio; e as bolsas parciais são destinadas aos estudantes cuja renda familiar seja de até três salários mínimos.

As inscrições do Prouni 2019 são feitas internet pelo site www.siteprouni.mec.gov.br. Ao entrar na página acesse o ícone “inscrições” e se abrirá uma nova janela com mais informações e solicitações como dos dados pessoais dos estudantes que estão se inscrevendo, como RG, CPF e até seu número de inscrição no ENEM (importante guardar esse número quando passar pelo concurso pelo ENEM) além da senha que são fornecidos no ato de inscrição do ENEM; depois fornecer o curso desejado para concorrer à vaga. Depois é torcer para ser selecionado no processo seletivo e realizar seu sonho de ingressar na universidade.

Como Funciona a Nota de Corte do Prouni?

A nota de corte do PROUNI 2019 é a nota que cada curso que participa do programa define como uma nota mais propicia para selecionar candidatos aptos a ocupar vagas nos cursos e quanto maior a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) maiores são as chances  de conseguir vaga no processo seletivo do PROUNI. Sabe-se que a nota mínima para se inscrever no PROUNI é de  450 pontos, mas esta nota de corte vai variar de acordo com o curso e cálculo que é feito com frequência pelo MEC. Uma vez por dia o Prouni calcula a nota de corte com base no número de bolsas disponíveis e pelo total de candidatos inscritos no PROUNI. No caso dos cursos mais concorridos a lógica é a nota de corte ser bem alta e o mesmo acontecem de maneira inversa com os cursos menos concorridos. A nota de corte é uma nota mínima que o candidato precisa ter obtido no ENEM para ser selecionado na vaga ao qual foi inscrito. Por exemplo, se o candidato tenha obtido, por exemplo, 600 pontos no ENEM e tenha se candidato ao curso de psicologia em determinada instituição, mas o sistema do PROUNI define como nota de corte para este curso seja de 620 pontos, provavelmente este candidato não conseguirá a vaga que deseja, mas esta nota de corte pode variar de acordo com o dia e se o curso tem muitos ou poucos candidatos concorrendo à vaga.

Após a inscrição você deverá acompanhar a nota de corte do Prouni 2019 através do site oficial, quanto maior for a nota de corte, mais difícil será você conseguir a vaga desejada, portanto você deve acompanhar quais são as possíveis vagas com nota de corte menor para você se inscrever, claro que isso vai te acordo com a nota que você tirou no Enem, se você tirou uma nota super boa no Enem, não deve se preocupar muito com as notas de corte do Prouni 2019.

Mais sobre o Prouni 2019

  • Prouni 2019 Bolsas Bolsas do Prouni 2019 O Prouni 2019 é o atual programa do Governo Federal em beneficiar aqueles estudantes que não tem condições de chegar ao ensino superior, em particular ao ensino superior privado. Você que vai participar do Programa Universidade Para Todos, confira como funciona […]
  • Prouni 2019 Como Funciona Como Funciona o Prouni 2019 Conhece o PROUNI 2019? Este é destinado a para quem tem o sonho de entrar no ensino superior, em particular, o ensino superior em instituição particular disponibilizando bolsas parciais ou integrais. Mas, não sabe como participar deste programa? Vamos […]
  • Prouni 2019 – Cronograma Cronograma Prouni 2019 Para quem já se candidatou sabe que para participar, um dos requisitos é ter passado pelo ENEM e para ter mais condições de ser selecionado é ter uma boa nota no ENEM e não ter zerado na nota da redação. Para quem já se inscreveu precisa estar atento ao […]
  • Prouni 2019 – Como se Inscrever Fazer inscrição no Prouni 2019 O Programa Universidade para todos (PROUNI 2019) é uma ótima oportunidade para os estudantes de baixa renda que desejam entrar para o ensino superior, em particular de instituições privadas e não tem condições de arcar com os custos de um curso superior. […]


220 Comentários em Prouni 2019 – Notas de Corte

  1. Isabela disse:

    Gente, se eu tirar uma nota ruim em Ciencias da Natureza e tirar no resto nota boa, eu tenho chances de concorrer a direito??

  2. Luana Layla disse:

    Com uma média de 600 a 650 consigo uma bolsa em Direito?

  3. geovana disse:

    quanto preciso tirar para conseguir uma bolsa de 100% num tecnólogo de estética ?

  4. kemile kroth disse:

    Alguém sabe me dizer qual a nota de corte minina pra engenharia civil na Ritter??

  5. Igor disse:

    Quantos pontos são necessários para Logística??

  6. Ana disse:

    Queria muito fazer enfermagem ou fisioterapia preciso tirar quanto no en em para conseguir

  7. indiara oliver da costa disse:

    qual é o curso com a menor nota de corte pelo prouni ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *